A aplicação das palavras extrapolam nossa realidade e com o tempo destroem a linguagem.
Veja o exemplo!
Já assistiu ao programa O Grande Debate da CNN Brasil?! A situação narrada a seguir não é exclusividade dele, mas vale como exercício.
Neste mundo polarizado entre extremos políticos, a metáfora;
"Argumentar é uma GUERRA"
Ganha novos contornos que sinalizam como agimos e pensamos!
Como é que as guerras acabam? Uns mortos e outros feridos.
Isto produz raciocínios baseado em termos como...
- ... este argumento é INDEFENSÁVEL! = Relativo a Guerra!
- .... você ATACOU meu ponto de vista! = Relativo a Guerra!
Imagine agora o programa O Grande Debate em que o "Argumentar" não for visto em forma de guerra, um embate de vida ou morte!
Imagine que a metáfora utilizada no programa para o "Argumentar" fosse DANÇAR, onde o objetivo é performar de um jeito equilibrado, bonito para todos aproveitarem!
Teríamos certamente um debate de ideias onde o objetivo não seria lacrar e humilhar o adversário, mas sim uma composição harmônica de ideias com o objetivo de enriquecer a argumentação.
Outro exemplo seria quando falamos que "tempo é dinheiro", a metáfora TEMPO nos faz usar palavras que são do universo do tempo aplicadas no universo do DINHEIRO, como:
.... você está GASTANDO o meu tempo! = Relativo a Dinheiro!
.... estou INVESTINDO o meu tempo em você! = Relativo a Dinheiro!
Quando fazemos essa apropriação de palavras de um universo para outro, por mais que represente em uma camada, vai ter um monte de outras camadas que não será verdade.
As metáforas devem ser utilizadas com cuidado, pois com o passar do tempo deturpam a linguagem, transformando-a em realidade.
Trecho de texto pessoal objeto de um estudo / ENSINO Egoísta!
Comments