Se o mundo está mudando.
E a única certeza é a incerteza.
A única estabilidade será saber lidar com a instabilidade.
Sendo assim, soluções antigas não resolverão problemas novos.
O mundo se torna cada vez mais COMPLEXO (complexus).
"Com + Plexus, ou seja, tecer junto".
O mundo está cada vez mais TECIDO JUNTO e diferentes forças ganham destaque na teia global.
Precisamos compreender quais forças são estas para melhor navegarmos neste universo de informações e dúvidas.
O PLANETA: Consumo consciente, produtos sustentáveis e reciclagem não são palavras da moda, é o plano de ação da nossa espécie para sobrevivermos neste planeta!
O CRESCIMENTO POPULACIONAL: O aumento da natalidade e da expectativa de vida mudará como convivemos, diferentes gerações estarão presentes na sociedade, desde a Terceira Idade economicamente ativa até o crescimento da Quarta Idade que precisará serviços profissionais específicos.
AUTOMAÇÃO: A Máquina substituindo o trabalho repetitivo, programado e linear. O trabalho que não exige habilidades intelectuais criativas será substituído por um robô. O médico que prescreve sempre do mesmo jeito, o Arquiteto que projeta sempre igual, serão substituídos por AI.
CONECTIVIDADE: O Fim das distâncias, mundo mais próximo e conectado em rede. Nesta rede surgem os intermediários da comunicação e informação, aqueles que agrupam, organizam e qualificam a informação, neste ambiente seremos nós o produto (já somos).
Veja que neste momento o mundo caminha para resolução da crise humanitária causada pelo COVID-19 e estas forças se tornaram para o Mundo pós pandemia como a eletricidade foi para o boom econômico da década de 20.
Contudo, diferentemente do século passado, hoje as ideias que surgem impulsionadas por esta trama já nascem digitais e sua velocidade de implantação e sucesso pode ser exponencial, por isso já estamos assistindo à reconstrução da economia como conhecemos.
Na economia industrial, as ideias são utilizadas dentro dos próprios mercados, já na economia de base tecnológica (ideias), elas têm o poder de criar uma nova economia, ultrapassando as fronteiras dos modelos ensinados nas universidades. Até uma completa compreensão deste momento assistiremos a um conflito entre modelos econômicos industriais e modelos tecnológicos que são impulsionados através das ideias e a capacidade de implantação.
As transformações globais causadas por estas forças que tecem e influenciam entre si como uma teia global devem causar impactos maiores nos países emergentes; pensando nisso surge a necessidade de criação de uma estratégia utilizando modelos operacionais integrados, para introduzir tecnologias como Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Biotecnologia nas infraestruturas sociais e econômicas, impulsionando e ampliando a formação de pessoal qualificado em todas as áreas de conhecimento.
Trecho de texto pessoal objeto de um estudo / ENSINO Egoísta!
Comentários